Formei-me pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 1992) e fiz minha residência médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da FMUSP (1994 – 1998); também fui residente visitante da Mayo Clinic (Jacksonville, EUA – 1997) neste período.
Atuo há 20 anos como neurologista em consultório e hospital; fiz parte das equipes de retaguarda neurológica dos Hospitais São Camilo Pompeia (1998-2006), Santa Catarina (1998-2016) e Oswaldo Cruz (2013-2016) A vivência hospitalar permitiu-me amadurecer os conhecimentos sobre neurologia geral, afecções vasculares, inflamatórias e desmielinizantes do SNC, no tratamento de doenças complexas com outros neurologistas e médicos de outras especialidades.
Estudei pacientes com dor neuropática decorrentes de lesão cerebral na minha dissertação de mestrado (2001), orientado pelo Prof. Dr. Manoel Jacobsen. Em meu doutorado estudei o efeito da estimulação magnética transcraniana (EMT) neste mesmo grupo de doentes (2016). Este me aproximou do universo das técnicas de neuroestimulação, crescentemente estudadas e empregadas na neuropsiquiatria e no tratamento da dor.
Atualmente atendo pacientes neurológicos e com dor crônica em meu consultório privado, a Glia Neurologia, e nos principais hospitais da região da Av. Paulista. como o Hospital Santa Catarina, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Beneficência Portuguesa e São José e também no Hospital do Coração, Hospital Nove de Julho, Hospital Sírio Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein.
Acredito que os melhores resultados no tratamento nascem de um conjunto de fatores que envolvem boa comunicação, relação de confiança entre médico e paciente, base de conhecimento estruturado e sempre atualizado com literatura médica, discussões multidisciplinares de casos clínicos, congressos dentro e fora do país.
Interesso-me e participo de iniciativas que promovem assistência integral ao paciente, atuação interdisciplinar, cuidados paliativos, terapêuticas não farmacológicas e neuroestimulação não invasiva.
Em paralelo à prática assistencial, atuo na área de educação médica em dor. Sou atual Coordenador do Departamento Científico de Dor da Academia Brasileira de Neurologia (ABNeuro, gestão 2017-18) e Coordenador Científico do Comitê de Dor da Associação Paulista de Medicina. Sou colaborador da Liga de Dor da FMUSP e do Centro de Dor da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Possuo título de especialista em Neurologia e título de área de atuação em dor, pela Associação Médica Brasileira e ABNeuro.
Rogério Adas
Residente visitante na Mayo Clinic, Jacksonville, EUA, 1997.
Indicado como médico dos mais admirados pelos próprios médicos, na especialidade de Neurologia, Análise Editorial, 2013.
@ GLIA NEUROLOGIA E NEUROMODULAÇÃO. 2024